Dicas

 

    Como evitar SEQUESTRO(ROUBO) de ORKUT

  Essa dica é pra mim a mais importante para quem usa orkut. Sequestro de orkut esta cada vez mais dificil de evitar, aqui você vai encontrar dicas que vão mudar essa história.

* antes de entrar no orkut verifique na barra de endereço onde você digita (www) se tem as seguintes siglas (https) essa sigla significa que é seguro colocar sua senha veja a imagem abaixo:

 Ao observar isso sará impossível você ser pego por página fake, mais o que é página fake?

 Tambem conhecida como (PF) página fake é uma página identica a página do orkut veja a imagem abaixo:

 

 Você saberia dizer qual a original e qual a PF? as diferenças são mínimas mas a PF é a primeira imagem, a diferença lógica é observar o link

se ouver (http) não é seguro colocar sua senha tem que haver (https) ai sim esta seguro para colocar sua senha. Lembrando isso vale para todos sites que utilizam senhas.

* outras dicas para proteger seu orkut

> Não diga sua senha para ninguém, isso é um bom começo;
> Nunca abra o perfil para estranhos;
> Nunca abra um endereço enviado em sua página de recados;
> Não fique espalhando seu perfil pelo Orkut.

são dicas simples que ajudam e muito sua vida orkutiana.

* Para evitar virus no seu orkut você deve ter cuidado com os links que são mandados por supostos amigos, antes de clicar no tal link você deve passar a seta do mouse encima do link, se ele coincidir com o link na barra de status é seguro clicar. Veja a imagem abaixo:

Se você usa Windows e sempre tem o PC infectado por vírus e spywares, isso pode ser evitado tomando o simples cuidado de verificar o link antes clicar. Leia mais para saber como.

Quando você recebe um link meio suspeito no Orkut, e-mail ou MSN, por exemplo, o ato de clicar e executar algum arquivo vai trazer muitos problemas na segurança dos seus dados. O correto é nunca executar o arquivo desses links no navegador, principalmente se a mensagem diz ser de um cartão ou fotos secretas mas tem extensão do tipo .exe ou .src. Um e-mail em que uma pessoa diz gostar de você e não tem coragem de se declarar, mas manda um link de uma suposta carta só pode ser golpe. Se essa pessoa quer revelar algo, então revela logo na mensagem e não por uma carta com extensão .exe.

Existe um modo de verificar se esse link tem vírus ou não. Se for link de mensagem do tipo falado acima com extensão tipo .exe é certeza ser vírus. Mas se for link de download de um site qualquer fica a dúvida se o bicho vai pega. Para verificar vírus nesses links sem clicar e sem correr risco de bichar o PC use o Firefox com a extensão (complemento) Dr. Web.

Verificando o link com o Firefox

 Instale a extensão Dr. Web. Na primeira vez que instalar uma extensão deve-se desbloquear o site no Firefox. Quando aparecer um desses links sem vergonha, basta clicar com o botão direito no link e mandar verificar com o Dr. Web.

Clique aqui para fazer o download do Dr. Web:

https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/938

 Usar o Firefox é mais cômodo e seguro porque você pode usar a extensão NoScript que pode evitar alguém roubar seu perfil do Orkut ou redirecionar para páginas com vírus. Se o PC já foi contaminado usando o Internet Explorer, use o BitDefender Online para tirar todos os vírus diretamente pela Internet sem instalar outro antivírus.

* Tambem são possíveis roubos com o uso de scripts maliciosos, mas o problema é que as falhas no Orkut permitem que esses scripts sejam colocados nos nomes de comunidades e a simples visita a essas comunidades aciona o script que rouba seus cookies e encaminha seus dados para um email definido pelo ladrão do Orkut. De posse dos cookies do Orkut é possível autenticar o login do perfil roubado sem usar senha durante dias. Nesse caso não adianta trocar a senha, a autenticação continua funcionando.

Notem que logando primeiro no Orkut é possível entrar em todos os outros serviços do Google sem necessitar informar login e senha.

Para evitar esse tipo de coisa é recomendável instalar a extensão NoScript no Firefox. Essa extensão bloqueia todos os scripts da página navegada e somente o usuário decide se o script deve ser desbloqueado. Um alerta surge e apresenta qual site teve o script bloqueado, se o endereço apresentado for de um site conhecido e confiável pode ser liberado.

O alerta é mostrado apenas uma vez para cada endereço de site, se aparecer outro alerta navegando dentro de um site desbloqueado, deve-se observar o endereço apresentado no alerta e decidir se desbloqueia ou não o site. Desbloqueando o Orkut uma vez e o NoScript alertando sobre um script, pode ter certeza de se tratar de um script externo pronto para ser executado e talvez roubar seus dados do Orkut. Instale o NoScript no seu Firefox e tenha mais segurança na Internet, principalmente no Orkut.

Eu uso e recomendo clique aqui para baixar, isso se vc usar o FireFox:

  https://addons.mozilla.org/firefox/722/